segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dolorosas. Top 10 do sofrimento feminino



A minha dor não é a dor dela, como na música de DJ Dolores & Orchestra Santa Massa. É outra voz, outra parada.

Meu mundo caiu, simbora. Depois de listas e mais listas da cornitude jurubeba, um top 10 do tal derramento das fêmeas. Na voz delas próprias.

De Dolores Duran a  Amy Winehouse, a dor que deveras sente na goela e no coração das divas.

Este blog encomendou a lista a  Denyze Moreira, La Lady Dee, cuja vitrola é um primor no assunto. Jornalista, blogueira e proprietária de uma das bocas mais bonitas da miscigenação dos trópicos, a moça mandou seu top 10 no capricho.

“Pra quem se acha muito sofrido por ter sido/ser corno, saiba que não é nem uma bolha num calcanhar descalço num dia de verão na Faria Lima se comparado ao sofrimento do “atropelamento e fuga” (causado pelos homens) que vitimam as mulheres”, confessa ela, machucando com jeitinho.


Às canções de amor dilacerado, aí com seus devidos links para a radiola do youtube.


1 – Maysa – Ouça – “Ouça, vá viver sua vida com outro bem / pois eu já cansei de pra você não ser ninguém…”

2 – Dalva de Oliveira – Pela Décima Vez – “Jurei não mais amar pela décima vez / jurei não perdoar o que ele me fez, mas o costume é a força que fala mais alto do que a natureza…”

3 – Gal Costa – Folhetim – “Mas na manhã seguinte, não conte até vinte, te afastas de mim / pois já não vales nada, és página virada, descartada do meu folhetim…”  O vídeo do link é imperdível: aquele da novela “Dancyn Days”.

4 – Elis Regina – Noves Fora – “A tua falta somada / A minha vida tão diminuída
Com esta dor multiplicada / Pelo fator despedida…”

5 – Elza Soares – Lá vem você – “Quando você se foi / Deixou uma lacuna no meu peito / E hoje eu quero ter esse direito / De escolher o que é melhor pra mim…”

6 – Diana – Por que brigamos  “Ó meu amado porque brigamos / Não posso mais viver assim sempre chorando…”

7 – Dolores Duran – Canção da Tristeza – “Que eu nunca mais escute /O som da tua voz / Que eu não te veja mais, jamais…”

8 – Adele – Many shades of black – “Go ahead / and smash it on the floor
Take whatever’s left / and take it with you out the door…”

9 – Ella Fitzgerald – The man that got away – “The night is bitter,
the stars have lost their glitter / the winds grow colder, and suddenly you’re older / and all because of the man that got away…”

10 – Amy Winehouse – Love is a losing game – “Why do I wish I never played / Oh, what a mess we made / And now the final frame / Love is a losing game…”

Sentiste falta de alguma outra canção dolorosa, Lola? Que outras faixas mereciam estar nesta lista?


POR XICOSA

Nenhum comentário: