quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Música e Seu Corpo: Como a música nos afeta, e porque a terapia musical promove a saúde

Como e Porque é a música uma boa ferramenta para saúde?

A pesquisa mostrou que a música tem um efeito profundo sobre seu corpo e psique. Na verdade, há um campo crescente de cuidados de saúde conhecido como Music Therapy , que usa a música para curar. Aqueles que praticam a terapia de música estão encontrando uma vantagem em usar a música para ajudar pacientes com câncer, crianças com DDA, e outros, e até hospitais estão começando a usar a música e musicoterapia para ajudar no gerenciamento da dor, para ajudar a afastar a depressão, para promover o movimento , para acalmar os pacientes, para aliviar a tensão muscular, e para muitos outros benefícios que a música e musicoterapia pode trazer. Isto não é surpreendente, como a música afeta o corpo e a mente de muitas maneiras poderosas.

A seguir estão alguns dos efeitos da música, que ajudam a explicar a eficácia da terapia da música:

Ondas Cerebrais: A pesquisa mostrou que a música com uma batida forte pode estimular as ondas cerebrais de ressonância em sincronia com o ritmo, com batidas mais rápidas trazendo concentração mais nítida  e raciocínio mais alerta, e a promoção de um calmo estado meditativo . Além disso, a pesquisa encontrou que a mudança nos níveis de atividade cerebral que a música pode trazer também pode ativar o cérebro a mudar de velocidades mais facilmente por si só, se necessário, o que significa que a música pode trazer benefícios duradouros para o seu estado de espírito, mesmo depois que  você ' parar de ouvir.

Respiração e freqüência cardíaca: Com alterações em ondas cerebrais vem mudanças em outras funções corporais. Aqueles regidos pelo sistema nervoso autônomo, tais como a respiração e a freqüência cardíaca também pode ser alterada pela música e pode trazer mudanças. Isso pode significar mais lenta respiração, freqüência cardíaca mais lenta, e uma ativação da resposta de relaxamento , entre outras coisas. Isso é porque a música e musicoterapia podem ajudar a neutralizar ou prevenir os efeitos nocivos do estresse crônico , em grande parte promovendo não apenas o relaxamento, mas de saúde .

Estado de Espírito: A música também pode ser usado para trazer mais um estado de espírito positivo , ajudando a manter a depressão e a ansiedade na baía. Isso pode ajudar a prevenir a resposta ao estresse que devasta o corpo, e pode ajudar a manter a criatividade e otimismo em níveis mais elevados, trazendo muitos outros benefícios .

Outros benefícios: A música pode trazer muitos outros benefícios , como redução da pressão arterial (que também pode reduzir o risco de outros problemas de saúde e acidente vascular cerebral ao longo do tempo), impulsionar a imunidade, aliviar a tensão muscular, e muito mais. Com tantos benefícios e tão profundos efeitos físicos, não é nenhuma surpresa que muitos estão vendo a música como uma ferramenta importante para ajudar o corpo a ficar (ou a vir) saudável.

Usando Musicoterapia: Com todos estes benefícios que a música pode levar, não é nenhuma surpresa que a terapia de música está crescendo em popularidade.


Usando a música por conta própria:
Enquanto a musicoterapia é uma disciplina importante, você também pode obter benefícios da música em seu próprio país. Este artigo sobre , música de relaxamento e gestão do stress pode explicar mais sobre como a música pode ser um instrumento eficaz especialmente para gerenciamento do estresse, e pode ser usado na vida Dailly.

Fonte: stress.about.com/

Nenhum comentário: